A cena é relativamente comum no dia-a-dia e passa geralmente despercebida: a pessoa que faz a limpeza está de luvas e vai de sanitário em sanitário, com um saco plástico nas mãos, para esvaziar os cestos de lixo. O uso de luvas para limpeza de sanitáros é um procedimento correto, pois trata-se de um equipamento de segurança para proteção contra uma possível contaminação. Mas o uso de luvas em ambas as mãos em serviços de limpeza pode ser muito perigoso sem precauções adequadas.

Com ambas as mãos protegidas por luvas, a pessoa tem uma sensação de proteção total ao fazer a limpeza. Isso faz com manipule sem medo ou preocupação o interior de cestos, vasos sanitários e mictórios. O problema é que, enquanto faz o serviço ou após terminá-lo, toca com essas mesmas luvas também as torneiras, pias, paredes e maçanetas de portas? Para não mencionar locais mais críticos, como bebedouros? em seu trajeto de um sanitário a outro.

Desse modo, o que à primeira vista parece um procedimento correto acaba por representar um risco para a saúde das demais pessoas no mesmo ambiente? pois, sem se dar conta, o próprio encarregado pela higiene torna-se um agente de contaminação. Existem técnicas para a utilização de luvas? Seja na colocação, no uso ou na retirada? Que são abordadas em nosso treinamento básico. Em todos esses momentos há possibilidade de contaminação, tanto do funcionário que faz o serviço, quanto das pessoas que trabalham na empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.